VENCER O ESPÍRITO DA DERROTA

1 SAMUEL 7:5-14 5 Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor.

 

6 Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa.

 

7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus.

 

8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

 

9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor; clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu.

 

10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

 

11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car.

 

12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.

 

13 Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel.

 

14 As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.

Durante 20 anos eles foram derrotados e isso os descaracterizou em relação ao o que eles podiam ou não.

 

O QUE PRECISAMOS PARA  VENCER O ESPÍRITO DE DERROTA?

 

1.PRECISAMOS ENXERGAR POSSIBILIDADE DE VITÓRIA EM NÓS MESMOS.

 

PROVERBIOS 23:7 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.

 

A diferença entre a verdade interior e o discurso.

Temos que enxergar em nós um vencedor.

Precisamos ter o entendimento de que nossas emoções precisam estar afinados com as nossas convicções.

 

2. PRECISAMOS TOMAR ATITUDES DIFERENTES PARA QUEBRAR O CICLO DA DERROTA:

 

HEBREUS 12:12-13 “Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; 13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado”.

 

Insistir no que já nos derrotou o grande roubo na vida das pessoas.

Embora pareça óbvio, mas precisamos pedir para ser sondados.

 

SALMOS 139:23-24  “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

 

3. PRECISAMOS ESTABELECER SEMPRE UM MARCO DE VITÓRIA:

 

JOSUÉ 3:5 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.

 

UM MEMORIAL ETERNO

 

JOSUÉ 4:6-7 6 “Para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel.

 

Faça de todas as situações boas ou más um memorial para a próxima etapa.

 

ROMANOS 8:28-29 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.